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Circuitos Curtos, Territórios e Atores Locais

Qual a escala territorial para a dinamização de circuitos curtos agroalimentares num país com um litoral densamente povoado e um interior de baixa densidade?

Quem são os atores públicos e privados/sociedade civil que devem ser envolvidos nos Circuitos Curtos na sua região?

- os circuitos curtos nao devem exceder 50 km ...

- municipios, estado, empresas, escolas,lares, associações, cidadãos...

Seria muito interessante conseguir começar numa escala local (ainda que pequena de início).

Por exemplo, criar uma Associação entre diversas cantinas de escolas e de outras instituições interessadas num abastecimento pelos fornecedores locais (eventualmente de produção biológica).

No caso de Lisboa, acho que poderia abranger os produtores da região Oeste e outras regiões nas proximidades, por exemplo.

O ideal seria criar um pólo dinamizador (tipo Associação) que conseguisse fazer chegar esta mensagem às diversas instituições (consumidores) de modo a que se fossem registando na Associação. Seria interessante realizar um trabalho análogo com os produtores locais, de forma a ficarem registados na mesma Associação.

A Associação funcionaria como uma Rede Local de Comércio (entre consumidores e produtores registados) e até mesmo de Capital (algumas vantagens no desconto de créditos comerciais para consumo imediato na Rede).

Estas ideias são inspiradas nas Redes Locais desenhadas pela "Social Trade":

http://www.instrodi.org/

http://www.socialtrade.org/

http://www.digipay4growth.eu/

Estes sites abordam inclusive a possibilidade de criar uma moeda eletrónica complementar (um sistema de pagamentos próprio que facilita as trocas comerciais entre os associados e possibilita um sistema próprio de crédito).

Vou colocar na lista de documentos deste grupo um documento que escrevi sobre este tema das Redes Locais de Comércio e Capital.

Qualquer questão fiquem à vontade para me contatar.

 

Boa tarde,

Em relação à primeira pergunta, é inevitável uma plataforma eletrónica no qual serão identificados os locais de produção agrícola de acordo com o respeito e o equilíbrio com a natureza envolvente. O problema da baixa densidade populacional é caraterizado pela alta densidade no litoral como bem disse, na minha perspetiva em parte, o desemprego poderá ser o resultado disso, cada vez mais, existe uma certa tendência em procurar uma melhor qualidade de vida no campo e isso poderá ser colmatado no sentido da responsabilidade social de empresas agrícolas que desfrutam de um amplo reconhecimento e com isso o desenvolvimento de outras sem prejuízo da primeira, sendo necessáriio para a riqueza e desenvolvimento de uma região específica. Os atores referidos, têm por dois lados, a identificação e relação de proximidade com os pequenos produtores e essencialmente o levantamento de novas oportunidades de desenvolvimento regional bem como uma nova articulação adaptada de níveis de formação ( neste caso a desempregados ) que poderia incluir: uma formação técnica (seja no local ou não) e um desenvolvimento específico onde a posteriori os instrumentos e a segurança seriam incluídos e determinantes numa perspetiva coletiva. Sendo que o resultado positivo está de acordo com a especificidade dos problemas e suas soluções a priori, o retorno poderia ser discutido a curto prazo num processo de médio prazo e de preferência a longo prazo. A replicação do sucesso neste caso seria atenuado de acordo com as especificidades do território e sua sustentabilidade.

Enquanto que o silêncio é ditado nos mercados, o verdadeiro silêncio é estagnado nos pequenos agricultores.

A dinamização e evolução do interior passa por aqui, o desenvolvimento local baseado na qualidade e nos bons serviços de proximidade.

Afinal, não é isso que nos carateriza no Mundo? Uma alimentação sem igual. É por aí sermos um todo no apoio nesse sentido como atores para o equilibrio.

p.s bons exemplos:

http://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2015/10/brasileiros-conseguem-dobrar-renda-ao-trocar-cidade-pelo-campo.html?utm_source=facebook&utm_medium=share-bar-desktop&utm_campaign=share-bar

Felicitações 2016

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